Saturday, 20 January 2007

Ah granda Hélio Pestana!


Não se espantem, caros leitores. Estão a olhar, nada mais, nada menos, para declarações feitas pelo 79º Grande Português: Hélio Pestana, jovem actor de 21 anos, já merece um lugar na lista dos 100 grandes tugas. Enchi-me de espanto ao verificar que este galã superou nomes nomes como Cesário Verde, Camilo Castelo Branco ou Gil Eanes, que nem sequer constam da lista. Outros nomes de destaque serão Maria do Carmo Seabra (Ministra da Educação do governo de Santana Lopes!), Alberto João Jardim, Pinto da Costa e Vítor Baía. Escusado será dizer a ignóbil injustiça que foi terem deixado o Major Valentim Loureiro de fora, mas ao menos podemos contar com 5 nomes ligados ao futebol acima dos 70. Vá lá, não está nada mau, ainda há esperança para este País! E o cúmulo dos cúmulos: Salazar está nos 10 mais. Fantástico, não há dúvida que não há nome mais merecedor: ninguém disse a palavra "pátria" mais vezes que ele. No meio disto tudo há duas coisas que me inquietam: em primeiro lugar, a "bacoquice" do nosso povinho. Não tenho dúvidas de que o caso do actor dos Morangos terá sido uma brincadeira. Mas Pinto da Costa em 17º lugar não é. Aposto que até houve quem tivesse votado Tony Carreira. Ou no Scolari. A segunda coisa que me inquieta é a credibilidade e a pompa e circunstância que a RTP dá ao programa. O formato pareceu-me uma coisa ridícula desde o início, e era óbvio que estes casos aberrantes iam acontecer, mas a RTP insistiu em publicitar este programa como se de um referendo sobre o futuro do País se tratasse. Talvez assim, a bacoquice do nosso povo tenha alguma razão de ser.
Enfim, ironias à parte, cá fico mas é a torcer pelo D. Afonso Henriques, pois que isto de fundar um país não é todos os dias, e ele não tem culpa no que isto se tornou.

E para todos aqueles que, como eu, entrarão em época de exames, fica a sugestão: (clique para aumentar)


2 comments:

Anonymous said...

Pois é Pois é! Povo portugues... nada mais a dizer nao é?! Tomara que Salazar se apoiasse nas elites, o povo vota em gajos nos morangos, se nao forem as elites, Portugal entra no concurso, os povos mais ridiculos do mundo, e é capaz de ganhar! É ridiculo como a Rtp nao tem o bom senso de modificar um pouco os votos, sim é contra a lei, mas por favor, ao menos deem um pouco de dignidade aos pobres coitados que votaram nao sabem bem em quem, so porque gostam duma pessoa ja é um dos maiores de sempre! Temos quase 1000 anos de historia como país e o melhor que conseguem arranjar sao personalidades do seculo XXI?! Morangos com Açucar? Pinto da Costa?! Uns sao actores de 20 anos, outro é um mafioso... que fizeram eles? Nada!!! pura e simplesmente isso. Para isso votem em mim que fiz tanto como eles para o merecer.
Quanto a Salazar, foi uma das mais carismáticas figuras portuguesas. Nao obstante idealismos, foi de facto um grande portugues, subjugou foi outros milhares de portugueses, mas la que teve um lugar preponderante teve. Mas as pessoas esquecem-se do que foi a guerra pelas colonias, a prisao de caxias, esquecem os horrores da ditadura, e isso é mais um aparte que define povo portugues... Grunhos!
Por outro lado, falavas de cesario verde e etc... escritores, muito bem, mas... nuno alvares pereira? D Henrique? D. Dinis? entre outros? entraram? E que tal como tu achei o programa ridiculo e por isso nao o vi, so soube resultados chocantes. Por favor, este é um dos piores programas de sempre, este e o das maravilhas do mundo, é ridiculo!
Para acabar o meu extenso comentario, digo que vou aproveitar a sugestao e fazer o mesmo no meu exame de calculo dia 27 de Janeiro! Um abraço.

Anonymous said...

É chocante, estúpido, sensacionalista e reflecte muita ignorância. Como é que alguém como Eça de Queirós pode estar numa posição inferior à de Pinto da Costa, Eusébio e outros?

Para mim, isto de "eleger o melhor" ou ordenar estas personalidades é impossível. Cada um se destacou numa área distinta e as pessoas podem ou não concordar com isso. Bah... eles que fiquem com o Salazar que eu não me importo, desde que não me obriguem a gostar dele :)